quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Fugaz

Não mais que uma palavra
e quase tudo se dissipa:
o vermelho escarlate das vaidades,
a tolice dos que se atolaram na mesmice,
a mecha rascunhada de preto no desenho do suicida.

De quebra,
o triunfo fugaz dos demagogos,
as promessas decantadas nos palanques,
a sordidez dos palácios e suas armadilhas,
o vazio do vazio que nada acrescenta
a não ser mais vazio...

O que fica?
A força da palavra suspensa sobre colunas de perguntas,
pronunciada sem parcimônias no dia das proibições,
persona non grata - de tão atrevida -,
seta certeira que atinge tendões de Aquiles
e flutua serena nas águas do mar que não se sabe morto.


Moisés Augusto, in Depois de muitas luas

22 comentários:

Terê. disse...

olá amigo, lindo o poema, para mim, complexo, bjus tere.
destaque,A força da palavra suspensa sobre colunas de perguntas,
pronunciada sem parcimônias no dia das proibições,
persona non grata - de tão atrevida -,
seta certeira que atinge tendões de Aquiles
e flutua serena nas águas do mar que não se sabe morto.

O Universo dos Pensamentos disse...

Olá, Augusto bom dia,

Bom final de semana, como sempre seus poemas tão cheios de sentimento.

Bom final de semana, bjo

Mz disse...

Por muito que nos custe aceitar, nada será igual depois de uma promessa quebrada.BAsta uma palavra em falso...é assim na vida;no amor, na amizade, no trabalho, na política.

José María Souza Costa disse...

Moisés, fenomenal o seu poema.
Avassalador, parabens.
Estou esperando por voce, lá no meu espaço.
Abraços e, tenha um final de semana agradavel

Marly Bastos disse...

Moisés, e a gente vai ficando cada vez mais descrente da política. Evito passar perto de um palanque político. Tudo uma corja que não tem idealismo e sim ganancia e interesses pessoais. Amei
Beijokas doces e bom fim de semana.

Moisés Augusto Gonçalves disse...

Flutua serena...!

Nenzito (José Maria Gonçalves) disse...

Por isso, podemos fazer um mundo diferente.

blog da Paraguassu disse...

Olá Moisés,
Gostei de seu poema. Suas palavras enroscadas nos versos, tem um sentido meio complexo.
Mas gostei.
Espero ver seu comentário em meu blog, já que estás me seguindo. Estou te seguindo, também.
Desejo um ótimo findi para você.
Um abraço,
Maria Paraguassu.

Berzé disse...

Sei q não é descrença. É muito mais:poesia muita!
Abração, Moisés!
Berzé

Verinha disse...

Olá Moisés!
Passando para lhe dar as boas vindas e conhecer este cantinho seu que por sinal, muito me encantou e já estou a lhe acompanhar.. certamente mais vezes virei para apreciar seus poemas!

Beijokas em seu coração...
Verinha

Guaraciaba Perides disse...

Poema de muitas leituras e reflexões...mas como dizia o velho Cartola: a vida é um moínho!
Um abraço

Maria disse...

Lindissimo poema. A palavra tem um poder imenso, ela pode trazer dor ou alegria, pode ser mordaz ou doce, ela pode dar um rumo novo à nossa vida.
"A palavra é o meu domínio sobre o mundo." (Clarice lispector)
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria

Amapola disse...

Bom dia, querido amigo Augusto.

Lindo o seu poema!
Acho que a maioria dos dirigentes nunca farão o ideal para o povo, porque os ideais que eles perseguem são aqueles que só irão beneficiá-los pessoalmente na sua
vaidade, ganância, e egoísmo. Sem falar nas "neuras".

Tenha um ótimo domingo.

Beijos.

(Muito obrigada pela honra da sua visita e pelas lindas palavras).

Amapola disse...

Seu blog é lindo...

Maria Auxiliadora (Amapola)

Moisés Augusto Gonçalves disse...

Berzé, Verinha, Amapola,Maria, Guaraciaba, é sempre bom recebê-las!
Um abração!

Alê disse...

Lembrei de Roseana Murray: 'palavras são estrelas [...], basta um sopro e vão encontrar seu destino'


bj

PiliMªPILAR disse...

Hola, amigo que acabo de conocer.
La fuerza de la palabra trae este misterioso embrujo de las columnas ...
Te sigo en el blog.
Un abrazo, Augusto

N.Duarte disse...

Óla, Algusto. Você é msmo um ser talentoso... estou feliz por participar deste blog...Muito linda sa mensagem...
atenciosamente.
N.Duarte

♥♥♥Ani♥♥♥ disse...

Passei pra te desejar um dia maravilhoso e para agradecer todas as vezes que você carinhosamente esteve visitando meu blog.
Espero que volte em breve...

Beijos
Ani

http://cristalssp.blogspot.com

Mercedes Vendramini disse...

!racias por tus saludos Moisés! Y por tus comentarios que me hacen sentir muy orgullosa. Tus blogs son perfectos y bellísimos. Tus poemas exquisitos!

Cariños!

JOSE CUERVO disse...

HERMOSO TAMBIEN

JOSE CUERVO disse...

EU FICO TRISTE DE ESQUECER MEU PORTUGUES PRA PODERTE ESCRIVER
ABRAIXO