segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Fragmento V


Foto: Márden Moreira de Carvalho

A indiferença se aproximou muitas vezes 
    com sua sedução e náuseas a tira-colo.
Com seus apelos em dó maior,
promessas de vida longa e um estampido.

Não freqüentei seus bordéis de virgens
defloradas na tarde da última chacina.
Desconfiei sempre das alianças e acordos
tramados na calada da noite e das gentes.

Conspiro sempre contra a ordem
e sua produção de mortes cotidianas.
Incorporei deuses e demônios em minhas andanças.
Vivi infernos e paraísos,
pois é deles é de que é feita a vida.
Momentos.
Hhic et nunc, aqui e agora.

O canto da sereia ofereceu inúmeras vezes
oceanos de paz e o exílio das tormentas.
atalho entre caminhos inóspitos,
lutas sem créditos e dúvidas.

Não me refugiei na mudez que consente.
Meus lábios brandem recusas.
Bobo da corte, profanei tronos,
zombei das majestades e sua pompa.

Continuo fazendo chacota dos rituais do poder,
seus mitos e imaginários.
Desafino o coral de ostentações
que o acompanha e sua imponência.
Exilei a indiferença.

Tomei posições incômodas
 ao colocar o dedo em muitas feridas,
ao desacatar autoridades.
Sangraram em mim os rótulos e estigmas.
Fiz-me encouraçado.
Persona non grata.
Estrangeiro em meu torrão natal,
 mapa de exílios.

Moisés Augusto Gonçalves, in Fragmentos impertinentes

2 comentários:

Pink disse...

Soberbo.

É sempre um prazer enorme ler seus poemas.Que palavras!... Que palavras!

Beijos

Abuela Ciber disse...

Deseo que este año que comienza te regale todas ellas!!!!!!!!!

Tres cosas irrevocables para la Vida son:Tiempo…Palabras…y Oportunidades

Tres cosas que no debes negarle a tu Vida son …Serenidad …Honestidad …Y Esperanza …

Tres cosas que son tu Elección …Tus Sueños …Tu Exito …Y tu Destino …

Tres joyas que se tienen en la Vida son…Amor …Autoestima …y Verdaderos Amigos …

Buen año 2011 para ti y tus seres queridos !!!!!!!